Deixe seu contato, retornaremos o mais rápido possível!

BLOG

Mulher Triahlon

MULHERES NO TRIATHLON: EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS

Confira algumas dicas de equipamentos e acessórios essenciais para as mulheres triatletas!

Foi-se o tempo em que o Triathlon causava medo em mulheres devido aos extensos percursos e à grande exigência, tanto física quanto psicológica. Hoje, mulheres dividem seus dias entre trabalho, família e longos treinos. Aproveitam as provas para conhecerem lugares exóticos e ainda, de quebra, ganhar um corpinho de deixar com inveja qualquer fanática por academia.

Com foco na produção de roupas e acessórios, diversas marcas possuem uma linha que atende às necessidades do público feminino. Levando em consideração preocupações como manchas na pele geradas pelo sol e maus cheiros, eles produzem vestimentas com tecidos com proteção contra raios UV, inibidores de odores provenientes do suor, respirabilidade, conforto térmico e que ainda proporcionam a compressão necessária para evitar dores musculares.

Muitas delas produzem bermudas para mulheres com forros chamois desenvolvidos especialmente para a modalidade e para o corpo feminino, conferindo maior aderência e liberdade de movimento. Além de bermudas, também oferecem macaquinhos, calças, tops, regatas e outras vestimentas. Algumas mulheres optam por utilizar até dois tops durante as provas de Triathlon para terem mais segurança e sustentação nos seios. Há empresas que desenvolveram uma linha de camisetas que vem com tops internos embutidos, promovendo assim maior conforto para as atletas.


Luva BBB Cycling Feminina

Luva feminina Lady Zone, da BBB Cycling.


Alguns dos itens mais interessante na linha de produtos para triathlon são as mochilas de transição, ideal para manter-se organizada durante as provas. A mochila, além de ter um design super descolado, contém vários compartimentos internos para guardar, tênis, sapatilhas, documentos e chaves. Algumas delas possuem uma extensão confeccionada em tela mesh, ajuda na hora de guardar roupas molhadas e sujas. Isso permite que você cumpra as etapas com tudo organizado e com fácil acesso.

Bonés também são muito utilizados para proteger os cabelos dos danos do sol e evitar rugas de expressão devido à claridade. Algumas mulheres preferem utilizar viseiras e existem modelos desenvolvidos especialmente para elas, que além da proteção contra o sol ainda promovem absorção completa do suor protegendo a pele do surgimento de acnes.

Outra tecnologia presente nas roupas é o reforço no entrepernas, para evitar assaduras, e a presença de tecidos anti-microbiais, para maior higiene e durabilidade das peças.

As bermudas e shorts para homens e mulheres são diferentes devido à existência de uma almofadinha que protege os órgãos genitais. Esta almofadinha não pode ser muito espessa porque depois da natação ela ficará com acúmulo de água, o que não é bom, pois, aumenta as chances de assaduras e foliculite. O formato da almofadinha também varia de marca para marca, portanto, prove alguns modelos e descubra qual se adapta melhor ao seu corpo.

Além de roupas, acessórios e cremes desenvolvidos para o bem-estar e a boa performance das atletas, algumas marcas se destacam na produção de calçados especiais para o público feminino.
Tênis leves e respiráveis com palmilhas perfuradas drenam a transpiração. Específicos para as mulheres, os tênis possuem formato anatômico para maximizar o desempenho das triatletas. Oferecem um tratamento antimicrobiano permitindo aos pés ficarem sempre secos e saudáveis dentro dos calçados. Algumas mulheres preferem correr sem meias e para isto há modelos com a parte interna do cabedal revestida de materiais macios e sem costura, para evitar atritos e danos aos pés.


Selim BBB Cycling Feminino

Selim feminino Razer, da BBB Cycling.


Outro item de extrema importância para o bom desempenho das triatletas é a escolha da bicicleta ideal. Para a etapa de natação e de corrida alguns equipamentos podem ser utilizados tanto por homens quanto por mulheres e o desempenho não fica tão comprometido. Entretanto, a escolha da bicicleta correta é de extrema importância neste quesito. Existem bicicletas específicas para cada sexo. As femininas possuem normalmente o selim em formato de ampulheta com bordas internas chanfradas para não incomodar certas áreas. Estes selins, com base maior e mais curta, promovem um alívio da pressão exercida sobre os tecidos sensíveis das mulheres, aumentando o conforto, evitando a fadiga e permitindo uma melhor performance.

via MundoTri.com