Deixe seu contato, retornaremos o mais rápido possível!

BLOG

Triathlon

COMO COMEÇAR A PRATICAR TRIATHLON

Pensando em se aventurar no mundo do Triathlon? Confira essas dicas valiosas que separamos!

Se você já leva uma vida ativa, pratica algum esporte e está sempre em busca de novos desafios, já deve ter considerado praticar triathlon. O triathlon, assim como qualquer esporte de endurance, é uma modalidade bastante exigente. Muito além do que a combinação de treinos de corrida, natação e bicicleta, a prática de triathlon exige esforço, determinação, planejamento e muita dedicação.

Antes de começar, é importante refletir sobre quais são os motivos para a prática do triathlon. Seja para melhorar a saúde, variar os treinos de endurance, melhorar a saúde, ou participar de uma competição, ter essa questão esclarecida permite que você encontre um treinamento focado no seu objetivo.

É preciso levar em consideração que o triathlon é um esporte que exige bastante tempo de treino. Mesmo para iniciantes, o recomendado é que os treinos ocupem pelo menos 4 dias na semana e caso seu objetivo seja participar de uma competição, os treinos devem ocupar pelo menos seis dias da semana. Além das atividades diretamente ligados ao triathlon (bicicleta, corrida e natação), o praticante também deve ter tempo para treinos de reforço muscular na academia e treinos compensatórios, de alongamento e relaxamento. O trabalho de fortalecimento, principalmente de pernas, braços e abdome é essencial para o progresso no esporte. Para bons resultados, é importante que haja dedicação, foco e principalmente motivação.

A rotina de treinos é intensa, mas é preciso ter em mente que o descanso apropriado é fundamental para o bom desempenho do atleta. Dormir 8h por noite é uma das chaves para evitar o overtraining. Caso você não consiga completar as horas de sono, uma saída é descansar depois do almoço ou entre treinos.

A sua evolução no esporte, qualquer que seja, está diretamente ligada à regularidade dos treinos. De nada adianta treinar de maneira exemplar por quatro dias seguidos para em seguida, passar sete dias sem treinar nada. Para alcançar resultados satisfatórios, é fundamental elaborar muito bem as sessões de treino semanais e segui-las à risca.

A alimentação é outro fator importante na rotina de um triatleta. Uma dieta equilibrada e balanceada traz diversos benefícios para a qualidade de vida e desempenho esportivo. A dieta de um triatleta deve fornecer quantidades adequadas de calorias, carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais, além de manter a hidratação em dia. O uso de suplementos alimentares é muito comum entre os praticantes de endurance, em especial o uso de carboidratos de rápida e lenta absorção e também de suplementos focados na recuperação após treinos e competições de alta intensidade.

Se você deseja competir, é recomendado começar pelas distâncias mais curtas, e com o tempo e adaptação ao esporte, ir aumentando as distâncias e níveis de dificuldade das provas.  A progressão correta deve começar em um short triathlon (750 m de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida), seguido da distância olímpica (1,5 km / 40 km / 10 km) e de um meio Ironman (1,9 km / 90 km / 21 km).

E para finalizar, é muito importante que haja o acompanhamento profissional adequado. Esse acompanhamento envolve médicos, nutricionistas, fisioterapeuta, educador físico ou personal. Esses profissionais vão lhe orientar e dar todo o suporte para que a prática do novo esporte seja feita da maneira mais segura e eficiente para você.

Via: DuxNutrition (Adaptado)