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BANANA: UMA GRANDE ALIADA DOS CICLISTAS

Confira todos os benefícios e os motivos da banana ser uma grande aliada dos ciclistas!

Uma fruta tradicional dos países tropicais, assim como o Brasil, ela está presente no nosso dia a dia. A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, sexto país no ranking da produção mundial (2011), tanto como sobremesa, como acompanhamento nas refeições.

A banana é composta por água, proteína, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fosforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês, selênio e vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e E. Possui alta taxa de carboidrato, por isso é perfeita para quem vai treinar e não teve tempo de comer algo antes.

Em 100 gramas de banana você encontrar 23.43g de carboidrato, contra somente 1.03g de proteína. É por isto que passaremos alguns benefícios e estratégias para você comer banana, sem engordar. Confira:

1. Construção de massa muscular magra
Isso mesmo, para quem quer músculo, a banana irá ajudar! O magnésio que se encontra na banana ajuda na construção muscular e relaxamento, bem como na síntese de proteínas, o que aumenta a massa muscular.

2. Recupera a musculatura
Além de ajudar na construção muscular, o potássio encontrado na banana auxilia os músculos a se recuperarem de um treino, reforça o seu desenvolvimento e permite que você treine mais.

3. Faz você se sentir feliz
A banana contém vitamina B9 (ácido fólico), nutriente que pode combater a depressão. Ele ajuda a serotonina, uma substância química que faz com que você se sinta bem, a entrar no cérebro mais rápido. Estudos têm demonstrado uma elevada incidência de deficiência de folato em 50% dos pacientes com depressão, e alguns médicos recomendam o aumento da ingestão de ácido fólico.

4. Menos estresse e ansiedade
Além de nos fazerem felizes, as bananas também possuem triptofano, percursor da serotonina. Como se fosse um antidepressivo natural. Bananas também possuem norepinefrina, que ajuda a regular o estresse.

5. Faz você dormir melhor
Esse mesmo triptofano ajuda a termos um sono melhor. Como promove o relaxamento, ele consequentemente faz você dormir melhor.

6. Reduz o inchaço
Você está constantemente inchado, com retenção de líquidos? A banana pode ajudar com isso! Um estudo recente descobriu que mulheres que comiam duas banana por dia como lanche, por 60 dias reduziram seu inchaço na região da barriga 50 %! Por quê? As frutas aumentam as bactérias de combate ao inchaço no estômago.

7. Ajuda a queimar gordura
Ela contém colina (12mg), uma vitamina que age diretamente sobre os genes que causam o armazenamento de gordura no abdômen.

8. Regula seu açúcar no sangue
A dica é consumir proteína + gordura saudável (manteiga, azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco..) com a banana, pois assim retarda a absorção do açúcar em sua corrente sanguínea. Esta é a estratégia mais eficaz para manter os níveis de açúcar no sangue estável, o que significa níveis de energia consistentes e perda de peso.

9. Reduz nível de colesterol ruim
Bananas contém fitosteróis, que diminuem o nível do colesterol ruim. Além disso, possuem vitamina B6 que é importante para as saúdes do coração, imunológica, digestiva e sistema nervoso.

10. Ajuda na digestão
Você tem problemas com digestão? Talvez as bananas possam te ajudar! Elas são excelentes fontes de carboidratos probióticos não digeríveis, que atuam como alimento para as bactérias boas do intestino e melhoram a digestão, pois contém fruto oligossacarídeos, um aglomerado de moléculas de frutose que levam a uma melhor saúde gastrointestinal.

11. Fortalece os ossos
Apesar das bananas não conterem uma elevada quantidade de cálcio (menos que 1% de sua ingestão diária recomendada), eles podem ajudar a promover a absorção de cálcio com a ajuda desses probióticos fruto oligossacarídeos. Como os frutos oligossacarídeos fermentam no trato digestivo, eles aumentam a capacidade do corpo de absorver cálcio de acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition.

12. Fornece energia
Bananas são ricas em glicose, a fonte de mais fácil digestão do açúcar que irá fornecer energia ideal para o seu funcionamento. Comer uma banana no pós-treino ajuda a repor rapidamente as reservas de energia que estão esgotadas durante uma sessão de exercícios pesados.

13. Diminui a pressão sanguínea
De acordo com a FDA, “a combinação de um baixo teor de sódio, doses elevadas de potássio estão associadas a níveis mais baixos da pressão arterial e frequência mais baixa de acidente vascular cerebral em indivíduos.” Bananas são ricas em potássio e pobres em sódio, o fruto é oficialmente reconhecido pelo FDA como sendo capaz de reduzir a pressão arterial e proteger contra ataques cardíacos e derrames.

Esses são só alguns dos muitos benefícios dessa fruta. E aí, vai uma banana?

Via: BikeDica (Adaptado)